Blog

Home | Blog

22 de abril de 2019

Internet via Rádio, como funciona?

A Internet Via Rádio, depois da banda larga, é a forma de conexão mais utilizada no país.

Como funciona a Internet Via Rádio?

O sinal é transmitido pelas torres que são distribuídas em pontos altos e com bom acesso ao perímetro atendido pelo provedor. Para receber a internet, uma antena ligada é instalada na casa do usuário e fica responsável por captar do sinal emitido por uma das torres. Essa antena precisa ser instalada em um local em que a ligação, via sinais de rádio, entre o seu receptor e a torre de transmissão seja estabelecida. Para fazer a conversão do sinal de rádio para internet, a antena é conectada a um modem. Este modem, por sua vez, é que transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do computador ou smartphone.

Quais são as vantagens?

• Custo e benefício: Oferece planos com velocidades de conexão boas a valores acessíveis.

• Qualidade e Alcance: A internet via rádio possuem maior alcance e, geralmente, atendem áreas periféricas (onde a internet banda larga ainda não chega), como as áreas rurais, por exemplo.

• Simplicidade de instalação e manutenção: Por usar um sinal de rádio e transmiti-lo através de antenas e torres, esse tipo de conexão também dispensa a instalação de uma linha telefônica, tornando o processo menos complicado e mais rápido.

Dúvidas: O tempo pode prejudicar o sinal da internet via rádio, como em dias de chuva, por exemplo?

As tempestades geralmente provocam prejuízos, como quedas de árvores e interrupção de energia elétrica. Da mesma forma, o mau tempo também pode danificar equipamentos de transmissão do sinal de internet localizados em regiões vulneráveis às condições climáticas.

Fiber Up Telecom
Atendimento: (11) 4030-3632 | (11) 9 7120-7778 
E-mail: contato@fiberup.com.br